Na última quarta-feira, dia 09 de junho, o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva recebeu a medalha Alferes Tiradentes, a mais alta Comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A honraria, além de uma conquista pessoal, também destaca a especialidade nos serviços à comunidade mineira, reconhecendo a importância da psiquiatria.
A solenidade ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, numa cerimônia restrita à corporação e aos homenageados, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Em entrevista à Intertv, o Dr. Antônio Geraldo da Silva falou sobre o momento solene. "[Esta] é uma honra enorme. Saí de Minas Gerais há 35 anos e eu sempre tive uma admiração muito grande pela Polícia Militar de Minas Gerais. Receber essa comenda era tudo que poderia acontecer de mais importante neste momento na minha vida", disse, emocionado.
A homenagem foi transmitida pela PMMG em tempo real nas redes sociais. Assista aqui.
Veja abaixo a matéria de cobertura realizada pela Inter TV, afiliada da Rede Globo no norte de Minas Gerais, com a participação do presidente da ABP.
Importância da Medalha Alferes Tiradentes
Criada em 1989, a comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Anualmente, é outorgada a personalidades militares, civis e instituições que prestaram serviços relevantes à Polícia Militar durante as solenidades de aniversário da PMMG, que em 2021 celebra seus 246 anos.
Parabéns, Dr. Antônio Geraldo!
Opmerkingen