top of page
  • ABP

Sancionada Lei contra a Psicofobia no Rio de Janeiro


Mais uma vitória para a psiquiatria foi conquistada na última quinta-feira, dia 26 de abril. Foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes a Lei Nº5.146/2.010 que institui o dia 12 de abril como o Dia Municipal Contra a Psicofobia. A lei foi proposta pelos vereadores Felipe Michel e Dr. Marcos Paulo.


Segundo a Lei, fica instituído o Programa Municipal de Combate à Psicofobia afim de diminuir o preconceito e a discriminação em torno das patologias mentais e de seus padecentes. Este programa terá cunho educativo, conscientizando a população em geral sobre a temática da psicofobia, e desmistificando preconceitos e discriminações e a discussão poderá ainda ser levada às escolas e universidades, públicas ou privadas, a fim de fomentar a discussão sobre o tema.


Conheça mais sobre a campanha


Desde 2014, a Psicofobia é uma campanha fixa da ABP que busca diminuir o estigma e preconceito contra as pessoas que possuem deficiências e transtornos mentais. O neologismo foi criado pelo psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, após uma entrevista realizada com o humorista Chico Anysio.


Agradecemos o apoio dos vereadores em mais essa batalha em prol das pessoas que padecem de doenças mentais.


Comentários


bottom of page