top of page
  • Foto do escritorABP

Junte-se a nós na campanha contra a Psicofobia

Atualizado: 25 de abr. de 2022


Desde 2011, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove a campanha contra a Psicofobia. Por meio desta iniciativa, buscamos conscientizar a população sobre as doenças mentais e combater o estigma e o preconceito sofrido pelas pessoas que padecem de transtornos psiquiátricos.


O engajamento dos nossos associados e de toda a sociedade brasileira é necessário, assim como o apoio dos poderes públicos para que a Psicofobia seja institucionalizada. Durante o mês de abril, intensificamos nossas ações e buscamos diversas parcerias com o Poder Legislativo.


Em reunião realizada em 05 de abril em Porto Alegre, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, apresentou a campanha ao Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, Dr. Thiago Duarte, destacando a importância da iniciativa para toda a sociedade.


Como resultado, no último dia 18, o parlamentar protocolou o Projeto de Lei (PL) nº 71/2022 para instituir o dia 12 de abril como o Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia. “Para perder o preconceito, é preciso conhecer com profundidade”, destacou o Dr. Thiago Duarte.


O PL tem como objetivos combater a Psicofobia, diminuir o preconceito e a discriminação em relação às pessoas com doenças mentais, divulgar informações sobre o tema a toda a população, difundir os direitos das pessoas com deficiências ou transtornos mentais, incentivar boas práticas por meio da disseminação de conhecimentos e de atividades de conscientização, promovendo ações educativas e publicitárias sobre a temática. Além disso, o projeto prevê que essas ações podem ser estendidas às escolas e às universidades, públicas ou privadas, e à sociedade civil organizada.


“A Psicofobia impede que milhares de padecentes de doenças psiquiátricas busquem o tratamento adequado e, também, leva milhares de pessoas ao suicídio todos os anos. Por isso, é imprescindível que os municípios e estados brasileiros se juntem a nós nessa batalha. Sem dúvidas, o PL proposto pelo Deputado Dr. Thiago é mais uma vitória na nossa jornada contra o estigma”, comemorou o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo.


Compartilhe os materiais informativos


Faça parte também da campanha contra a Psicofobia! Disponibilizamos no site oficial da campanha materiais informativos como folheto, posts para redes sociais, cartaz e release para a imprensa, que podem ser utilizados e compartilhados por todos.


Convidamos a todos que se juntem a nós, compartilhando conteúdo com seus colegas, familiares e nas redes sociais. Acesse www.psicofobia.com.br e fique por dentro de mais informações sobre a iniciativa!


bottom of page