• ABP

ABP e Simers fecham parceria inédita para desenvolvimento da psiquiatria na região

.


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP anuncia parceria inédita com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers. Entre os principais objetivos do acordo, estão a discussão e avanço em assunto


s comuns, como a atualização da legislação vigente sobre assistência em saúde mental.


A parceria também estabelece a promoção de campanhas e ações conjuntas para discussões sobre pautas de interesse dos psiquiatras, assim como para o seu desenvolvimento técnico. A finalidade é unir forças na defesa da especialidade, valorizando o médico e estabelecendo representatividade em espaços de relevância.


O Diretor de Interior do Simes e psiquiatra Dr. Fernando Uberti destacou alguns dos temas que serão abrangidos pela parceria: "teremos uma atuação articulada e ampla, que envolverá temas como o desabastecimento de medicamentos, fechamento de leitos psiquiátricos e valorização do psiquiatra. A psiquiatria ocupa papel fundamental na sociedade de hoje e, historicamente, foi muito instrumentalizada por políticos e ideologias. Não podemos nos ausentar desse debate e do desafio constante que é fortalecê-la".


O Simers atuará como apoiador institucional do XXXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, que acontecerá em Porto Alegre nos dias 21 a 24 de outubro, no Centro de Eventos FIERGS.


"É extremamente alvissareiro esta união de duas instituições que trabalham em pró da valorização do médico e da qualificação assistencial tanto a nível público como privado", afirma o vice-presidente da ABP, Dr. Claudio Martins, que continua: "propicia o desenvolvimento conjunto de campanhas em prol da saúde mental, bem como agrega força política institucional na influência das políticas de estado na assistência da saúde mental pública. Portanto, a ABP segue desenvolvendo a sua missão de defender a psiquiatria brasileira a vários níveis".


Para o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, esta é uma oportunidade ímpar de expandir a luta pela valorização da especialidade e do médico psiquiatra. "O Simers é um importante aliado para a continuarmos com o nosso objetivo de defender a psiquiatra, o médico psiquiatra e, principalmente, o paciente que precisa dos nossos cuidados. Estamos muito felizes em contar com o apoio institucional também para a realização do CBP", finaliza.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h