top of page
  • Foto do escritorABP

Vitória para a Psiquiatria: Prescrição eletrônica é liberada!


A Associação Brasileira de Psiquiatria em sua luta incansável para proporcionar sempre o melhor para os psiquiatras e seus pacientes celebram mais uma grande vitória, a prescrição eletrônica. No último dia 23 de abril, o Conselho Federal de Medicina - CFM, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI e o Conselho Federal de Farmácia - CFF lançaram nacionalmente uma plataforma que permite a emissão e validação de prescrições e atestados digitais.

Esta já é uma luta antiga da nossa associação e no dia 27 de março encaminhamos um ofício ao ITI, solicitando a criação da prescrição eletrônica de documentos médicos, acionando também os conselhos envolvidos, CFM e CFF.

Os modelos para receita, atestado ou relatório eletrônicos estão disponíveis para download no site do CFM. Após o preenchimento, o psiquiatra deverá assinar o documento digitalmente usando o certificado ICP Brasil por meio do Adobe Acrobat e enviar o arquivo assinado ao seu paciente.

De posse do arquivo, o paciente o envia à farmácia de sua preferência, que irá validar o documento através do link https://assinaturadigital.iti.gov.br. A partir daí, o farmacêutico fará a dispensação da receita, com assinatura digital e registrando junto ao Registro de Dispensação.

A prescrição eletrônica é uma iniciativa que pretende tornar menos complexo o processo de prescrição de medicamentos, durante a pandemia. Será lançada uma plataforma online que funcionará com uma assinatura eletrônica (via QR Code), com certificado digital e de forma gratuita. Os documentos terão a mesma validade jurídica do impresso.

Para mais informações, acesse o site http://prescricaoeletronica.cfm.org.br/.

Diretor-Presidente do ITI participa de atividade especial no CBP

Para celebrar a grande conquista, o Diretor-Presidente do ITI, Marcelo Buz, estará presente no XXXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria apresentando a atividade especial “Certificação Digital no Brasil – Tudo que todos precisam saber sobre isto para o exercício da profissão e para o dia a dia”.


Participa do maior congresso da América Latina que este ano ocorre entre os dias 21 e 24 de outubro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Garanta já o seu lugar!

Essa é mais uma vitória em prol dos pacientes psiquiátricos e de toda a sociedade!

 

Anúncio


bottom of page