• ABP

BJP apresenta tópico de pesquisa relacionado à saúde mental e Covid-19



A pandemia de Covid-19, declarada em março pela OMS, pode trazer impactos severos à saúde mental de toda a população. Pesquisas e artigos em todo o mundo refletem esta delicada realidade ao compararem os dados de outras doenças mundiais, como a Sars e a Mers, traçando um panorama para a atualidade.


O Brazilian Journal of Psychiatry - BJP, periódico internacional da ABP, também possui artigos já publicados acompanhando a tendência mundial de análise das evidências do impacto das pandemias na saúde mental. Um dos editores-chefe da publicação, o Dr. João Quevedo explica por que é importante para a psiquiatria o estudo deste impacto.


"A pandemia de Covid-19 trouxe alterações importantes na vida das pessoas. Medo da doença propriamente dita, distanciamento social, desemprego, insegurança econômica são apenas alguns dos fatores desencadeantes e/ou agravantes de alterações emocionais, que precisam de enfrentamento à altura pela Psiquiatria", destaca o psiquiatra.


Para o Dr. Quevedo, que também é pesquisador da University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), a missão do BJP é publicar as melhores evidências para o exercício da especialidade. Por isso, a revista está acelerando o processo de publicação dos artigos relacionados à pandemia, sem abrir mão da qualidade já reconhecida no cenário internacional: "no caso específico da pandemia de Covid-19, usamos a ferramenta "fast-track" para encurtar ao máximo o tempo entre a submissão do artigo até a sua publicação online, permitindo amplo acesso a comunidade médica internacional", explica.


Acesse aqui o site da BJP e acompanhe todas as publicações relacionadas à pandemia causada pelo novo coronavírus. O Brazilian Journal of Psychiatry é uma publicação de acesso gratuito para autores e leitores.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h