Criado em 2016, o projeto Cinepsiquiatria ABP/APAL faz parte das iniciativas de psicoeducação da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Seu principal objetivo é levar conhecimento para a população em geral por meio da linguagem cinematográfica, aproximando a sociedade dos temas relacionados à psiquiatria e saúde mental.
Em seus dois anos de existência, já realizou mais de 25 sessões em diversas cidades Brasil afora. Belo Horizonte, Brasília, Montes Claros, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo já foram visitadas pelo Cinepsiquiatria ABP/APAL, seja em sessões independentes ou vinculadas ao Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP.
Diversos filmes já passaram pelo catálogo do projeto, que já discutiu filmes clássicos do cinema mundial, como o longa metragem "Noivo neurótico, noiva nervosa" de Woody Allen, primeiro longa a ser exibido, até o mais recente filme "Nasce uma estrela", estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper. Grandes nomes da psiquiatria nacional já participaram dos debates realizados após a exibição de cada um dos filmes, a exemplo dos doutores João Romildo Bueno, Itiro Shirakawa, Antônio Geraldo da Silva, Carmita Abdo, além de participação internacional do Dr. Enrique Chavez-Léon em edição especial.
Porto Alegre chega a 20 edições do Cinepsiquiatria
Na cidade de Porto Alegre, por exemplo, o projeto completou 20 sessões no dia 15 de dezembro. A capital gaúcha realiza o projeto mensalmente, em parceria com o GNC Cinemas e o Shopping Praia de Belas, parceiros da federada local na viabilização da iniciativa.
O longa metragem "Nasce uma Estrela" foi o filme escolhido para a última sessão do ano, que teve sua exibição em sala lotada, com mais de 200 pessoas. Acerca desta edição, o Dr. Claudio Martins, diretor da ABP e presidente do CCYM, declarou: "sucesso total, com lotação esgotada. Colaborou como comentarista o nosso colega Eduardo Birman, que gentilmente acolheu o nosso convite e veio do Rio de Janeiro. Comentários claros e elucidativos, dentro do propósito de psicoeducação e combate à Psicofobia".
Também participaram da edição os doutores Euclides Gomes, vice-presidente do CCYM, e Walmor Piccinini, que participaram do debate ao final da exibição do filme.
Comments