A prevenção do suicídio é uma ação que precisa ser pensada durante todo o ano. Apesar do foco da campanha estar no mês de setembro, a conscientização não pode parar.
Anualmente, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. Já é sabido que cerca de 96,8% das vítimas tinha algum transtorno mental, diagnosticado ou não, geralmente não tratado ou tratado de forma inadequada.
Por isso, o trabalho de prevenção deve ser contínuo e não apenas em um mês. Informação correta à população pode salvar vidas, desde que todos entendam que a doença mental de base tem tratamento e remissão dos pensamentos suicidas.
Prevenção do suicídio é tema para todo o ano
Em novembro, lançamos o blog do Setembro Amarelo no site oficial da campanha. Ao longo dos próximos meses, dados importantes serão apresentados, com a opinião de importantes especialistas e seus pontos de vista.
O objetivo é lembrar a todos sobre a importância da prevenção do suicídio em qualquer época do ano. Pesquisas, dados, entrevistas servirão de fonte para auxiliar na difusão de conteúdo de qualidade para os internautas que acompanham a página.
Identificação do comportamento suicida é um dos aspectos mais importantes e, por isso, é importante ter em mente os fatores de risco:
Presença de transtorno mental;
Tentativas de suicídio prévias;
Idade;
Histórico familiar e eventos adversos na infância/adolescência.
O papel do psiquiatra na prevenção
Enquanto psiquiatras, os associados da ABP precisam estar sempre atualizados cientificamente buscando o melhor atendimento para seus pacientes. Nas questões relacionadas ao suicídio, isso não pode ser diferente.
O blog será um espaço também para discussões acerca dos estudos mais recentes publicados na área, com uma linguagem mais acessível à população. É importante que o associado sinta que este é um espaço também seu, para indicação aos pacientes e familiares sempre que haja dúvida relacionada ao assunto.
A informação correta da população é um poderoso instrumento, principalmente quando feito de forma correta e responsável. Acompanhe o blog e as mídias sociais da ABP para saber mais sobre a prevenção e como ajudar quem precisa.
Clique aqui e acesse o conteúdo já publicado no blog. Confira também o material disponível no site contínuo da campanha.
A prevenção não pode parar.
Comments