top of page

ABPTV é uma das principais ferramentas de psicoeducação



O Programa ABPTV é uma das principais iniciativas de psicoeducação da Associação Brasileira de Psiquiatria. Com o objetivo de levar informação correta e de qualidade à população, o programa também funciona como incentivador da atualização científica constante do médico psiquiatra.


Em 2019, o ABPTV estreou em novo dia e horário, passando a ser veiculado nas terças-feiras, às 20h30. Ao todo, foram 44 programas que discutiram os principais temas relacionados a psiquiatria e a saúde mental.


Ao longo dos últimos cinco anos de ABPTV, mais de 160 psiquiatras associados participaram voluntariamente do programa, colaborando diretamente para a informação e educação dos internautas que nos acompanharam. O Dr. Joel Rennó, coordenador da Comissão de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental da Mulher, é um dos psiquiatras que apoia e participa do ABPTV. Para ele, "o ABPTV foi uma das ideias e projetos mais brilhantes por parte da ABP".


"Muitos profissionais interagem conosco tirando dúvidas num rico aprendizado que não é só para quem nos assiste, para nós também. Perguntas pertinentes, temas variados e, sem dúvida alguma, extremamente importantes para o processo de educação continuada", destacou o Dr. Rennó.


Diretora secretária adjunta da ABP, a Dra. Fátima Vasconcellos destaca que a psicoeducação é uma das estratégias mais importantes para informação dos pacientes e seus familiares: "psicoeducação é hoje um instrumento fundamental para o psiquiatra informar aos seus pacientes e suas famílias acerca dos transtornos. É uma ferramenta importante também para a comunidade e, nesse sentido, o ABPTV é o local certo onde você encontra as informações que você precisa para poder repassar a pacientes, familiares e comunidade em geral".

Com mais de 7 mil visualizações, o programa mais assistido em 2019 foi sobre o tema "Transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias", com participação dos doutores Carla Bicca, Pedro Eugênio Ferreira e Valdir Campos, no dia 03 de dezembro. Você pode assistí-lo novamente clicando aqui.


Envie sua sugestão de tema


Em 2020, o ABPTV retoma sua programação ao vivo a partir de 07 de janeiro. Associados da ABP e público em geral podem sugerir temas e participantes que querem ver em algum dos próximos programas.


Colabore preenchendo o formulário disponível aqui.

bottom of page