• ABP

The Best of Clinical: salas lotadas em atividade de sucesso


Com sete sessões inéditas no XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, as atividades “The Best of Clinical” contaram com salas repletas de congressistas, todos muito atentos e interessados nos temas debatidos.


Na quinta-feira, 07, a atividade abordou o tratamento dos transtornos de ansiedade, em atividade coordenada pelo Prof. Dr. Antônio Egídio Nardi, da UFRJ. Participaram do painel os doutores Márcio Bernik, Gisele Manfro e Leonardo Fontenelle, psiquiatras e pesquisadores na área.


A segunda atividade do dia falou sobre a saúde mental da mulher na sala 101B. Sob a coordenação da Dra. Maila Neves, contou com a presença de referências nacionais no tema: Dr. Joel Rennó Jr., Dr. Amaury Cantilino e Dr. Renan Rocha, componentes da Comissão de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental da Mulher da ABP.


“Fiquei muito feliz em ver esse auditório lotado, que tem capacidade para 1200 pessoas, em uma atividade de saúde mental da mulher. É gratificante ver como essa área desperta interesse ano após ano nas atividades do Congresso, que nos ajuda na disseminação desses conhecimentos tão importantes”, destacou o coordenador da Comissão, Dr. Joel Rennó.


Na sexta-feira, 08, cinco sessões foram realizadas no pavilhão Cinco do Riocentro. A sessão internacional, realizada durante a manhã, foi marcada pela participação da Dra. Christina Hoven, diretora do Centro Internacional de Saúde Mental da Criança e do Adolescente de Nova Iorque.

A pesquisadora apresentou o tema "Consequências psiquiátricas de saúde física a longo prazo em crianças e adolescentes expostos a trauma em massa". Dra. Hoven contou um pouco sobre seu trabalho a respeito das consequências psiquiátricas de saúde física a longo prazo em crianças e adolescentes expostos a traumas em massa. Dentre os casos abordados, dois prenderam mais a atenção do público: um estudo com alunos de rede pública de Nova Iorque pós ataques do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, e outro com familiares que decidiram não sair de suas casas durante a passagem do furacão Sandy, em 2012.


O dia ainda contou com sessões relacionadas a temas como neurociências, psicofarmacologia, genética e transtornos de humor.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h