top of page

Cerimônia de Abertura conta com presença ilustres e atração musical


Mais uma vez, o CBP apresentou uma Cerimônia de Abertura compatível com o grande evento que realiza, trazendo muitas inovações. Com um telão de 1080p de 20X5m, o investimento em tecnologia remete ao tema do congresso: “A Psiquiatria no Mundo Digital”.

Dr. Antônio Geraldo da Silva

Participaram da mesa diretiva: a presidente da ABP, Dra. Carmita Abdo; o presidente da APAL, Dr. Antônio Geraldo da Silva, a presidente da APERJ, Dra. Fátima Vasconcellos; o presidente da WPA, Dr. Afzal Javed; o vice-presidente do CFM, Dr. Emmanuel Fortes; o presidente da FENAM, Dr. Gutemberg Fialho; o presidente da AMB, Dr. Lincoln Ferreira; o presidente da Academia Nacional de Medicina, o Dr. Jorge Alberto Costa e Silva; e o ministro da Cidadania, Dr. Osmar Terra.


A Dra. Carmita Abdo apresentou a palestra “Mulher Psiquiatra – feminino, singular” e falou sobre a importância do feminino para a sociedade e também para a psiquiatria. Despediu-se da presidência da ABP: "ao aceitar essa candidatura e esse posto, me despojei do meu melhor papel desenvolvido até então, o de professora universitária de uma conceituada faculdade de medicina, para aprender a presidir a ABP. Dei o melhor de mim, lhes garanto", aproveitando a ocasião para agradecer aos associados da ABP, diretores companheiros de gestão e funcionários da Associação.


Em sua fala, o Ministro da Cidadania e associado honorário da ABP, Dr. Osmar Terra, que comentou o cenário da saúde mental. "Estamos diante de grandes desafios. A política de saúde mental do Brasil não é mais feita por antropólogos, nem por quem não tem conhecimento científico – deve e vai ser baseada em evidências".

Também aconteceu a entrega do 6º Prêmio ABP de Jornalismo para as cinco categorias: Impresso – Correio Braziliense, com a jornalista Vilhena Soares; Online – UOL, jornalista Gabriela Ingrid da Silva; Rádio – Rádio Nacional Amazônia, jornalista Juliana Maya Gontijo; TV – TV Globo – Bom dia Brasil, jornalista Guilherme Schiavinato de Souza; e na categoria Hors Concours pelo conjunto da obra – Revista VEJA, que foi representada pela jornalista Natalia Cuminale.


Em um momento muito especial, a superintendente administrativa da ABP, Simone Paes, recebeu uma homenagem dos funcionários da Associação. A equipe ressaltou, em vídeo, toda a sua importância para a construção do congresso e também para a trajetória profissional de cada um.


Ao final da cerimônia os congressistas foram presenteados com um show do cantor Neguinho da Beija-Flor que homenageou a cidade do Rio de Janeiro e a ABP.


 


bottom of page