top of page

Setembro chegou ao fim, mas a prevenção ao suicídio não pode parar


Mais uma vez, chegamos ao final do mês de setembro, época em que a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e o Conselho Federal de Medicina - CFM concentram seus esforços na campanha de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo!

Em 2019, diversas ações realizadas pela ABP e suas federadas levaram adiante a mensagem de que o suicídio é uma emergência médica e precisa ser considerado como tal. Além disso, um dos principais objetivos da iniciativa neste ano foi difundir a ideia de que o combate ao estigma pode salvar vidas.


Há muito, a Organização Mundial de Saúde - OMS alerta para a relação entre os óbitos por suicídio e a presença de doença mental: praticamente 100% dos casos resultaram de transtorno psiquiátrico não tratado ou tratado de forma inadequada. Entre as principais doenças identificadas, estão os transtornos de humor, uso de substâncias psicoativas e esquizofrenia.


Diversas entidades públicas e privadas abraçaram a causa, promovendo palestras, seminários, workshops, iluminação pública de inúmeros monumentos em várias cidades. É o caso da Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria - ANP, federada da ABP, que realizou inúmeras atividades em todo o estado durante o mês de setembro: mais de 30 palestras em escolas, unidades de saúde, tribunais, além de caminhadas, treinamento para profissionais de comunicação, entre outras ações.


Presidente da Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria - ANP, o Dr. Gustavo Xavier avalia a campanha de maneira muito positiva: "percebo cada vez maior a adesão da população potiguar na campanha e isso só faz engrandecer o movimento e com que a sociedade fique esclarecida a respeito dessa questão de saúde pública que é o suicídio", destaca o psiquiatra.

Dr. Gustavo Xavier, presidente da ANP.

O associado ainda complementa ressaltando a importância do engajamento de todos os associados e federadas de todo o Brasil, não só no mês de setembro, mas em todo o ano. "Faz parte do escopo da nossa especialidade cuidar dessas pessoas. É do nosso dia a dia, do nosso cotidiano, tratar os transtornos mentais e ficar atento àqueles que têm risco de suicídio. Sendo nós os guardiães desses pacientes, temos que participar ativamente da campanha, engajando-nos nela".


Continue acompanhando o site oficial da Campanha para mais informações sobre prevenção ao suicídio ao longo de todo o ano: www.setembroamarelo.com.br. A prevenção ao suicídio e o combate ao estigma não podem parar!



 

Anúncio

bottom of page