Ao início do mês de setembro, entre os dias 07 e 10, a psiquiatria brasileira foi destaque em um dos maiores eventos da especialidade em todo o mundo. A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP participou do 32º Congresso do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (em inglês, ECNP).
Pelo segundo ano consecutivo, a ABP e a ECNP desenvolvem a parceria firmada com o intercâmbio científico nos eventos realizados pelas duas instituições. Em 2019, a ABP contou com estande dedicado à psiquiatria brasileira, seus principais campos do conhecimento e tópicos de pesquisa, divulgando a ciência de ponta produzida pelo Brasil na área.
O Dr. Leonardo Fontenelle, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e associado da ABP, é editor da Brazilian Journal of Psychiatry e esteve presente no 32th ECNP Congress. Para o pesquisador, "a participação da ABP no ECNP consolida o espaço conquistado pela psiquiatria no cenário internacional. Além de divulgar a ciência psiquiátrica produzida no Brasil [esta participação] estimula clínicos e pesquisadores internacionais a publicarem trabalhos relevantes nos periódicos editados pela ABP".
Com foco na divulgação das produções científicas nacionais, o estande da ABP no Congresso da ECNP levou à Dinamarca o Brazilian Journal of Psychiatry - BJP, publicação científica internacional e de reconhecida qualidade: neste ano, a BJP recebeu avaliação com o seu maior fator de impacto, 2.440 pelo Journal Citations Report (JCR).
Vladan Starcevic, da University of Sydney, na Austrália, esteve presente no stand na ABP para prestigiar a divulgação internacional da revista. Ele faz parte do Editorial Board da Brazilian Journal of Psychiatry: “É muito importante para um editor da BJP ver o reconhecimento internacional que ela tem recebido. É muito bom fazer parte desse projeto de sucesso".
Este é mais um resultado da qualidade científica atingida pela psiquiatria brasileira!
Comments