• ABP

Setembro Amarelo®: é preciso agir!

Atualizado: Set 23


Estamos no mês de setembro, o período da principal campanha de combate ao estigma da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP! Em 2020, o Setembro Amarelo® tem como tema "É preciso agir"!


Mais do que falar sobre o assunto, é importante ter informações corretas ao alcance para saber como efetivamente ajudar na prevenção ao suicídio. Quase a totalidade dos suicídios está diretamente relacionada a doenças mentais, 96,8% dos casos estão associados a quadros psiquiátricos não diagnosticados, não tratados ou, ainda, tratados de forma inadequada.


Algumas iniciativas já estão em andamento durante esse mês como, por exemplo, a iluminação da Orla do Rio de Janeiro em alusão à campanha!


Para o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, "a campanha tem como objetivo informar corretamente à população sobre os fatores de risco e proteção para a prevenção ao suicídio promovendo a saúde mental, prevenindo doenças, auxiliando no reconhecimento das doenças mentais desde os seus primeiros sinais, para podermos fazer intervenção precoce, além de discutir sobre o estigma que existe acerca do tema. O suicídio é uma causa de morte evitável, desde que as doenças mentais de base sejam tratadas adequadamente e acompanhadas por um médico psiquiatra".


O também coordenador nacional da Campanha explica a escolha do tema deste ano. "Em 2020, o nosso principal foco é a ação. É preciso buscar maneiras de agir efetivamente na prevenção, encaminhando as pessoa ao tratamento correto, evitando assim que novas tentativas ocorram e protegendo a vida desta pessoa e daquelas que convivem com ela", finaliza.


Caso tenha dúvida sobre a participação e como ajudar na campanha, envie um e-mail para setembroamarelo@abp.org.br.


Acompanhe o site oficial da campanha, www.setembroamarelo.com, acesse os materiais informativos disponíveis e junte-se à ABP no combate ao estigma e na prevenção!

Anúncio

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h