top of page

Prova de Título de Especialista: inscrições até 17 de agosto.


Atenção, associado! As inscrições para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria serão realizadas somente até o dia 17 de agosto.

Organizadas pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, sob a coordenação da Associação Médica Brasileira - AMB, a Prova de Título é realizada anualmente no primeiro dia do Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP. Em 2019, os exames serão aplicados no Centro de Convenções Riocentro, no dia 09 de outubro, às 9h30, com credenciamento à partir das 7h.


Além da Prova de Título de Especialista em Psiquiatria, a ABP promove também o exame para Certificados de Área de Atuação. São, ao todo, quatro áreas contempladas pela prova do dia 09 de outubro: Psicoterapia, Psicogeriatria, Psiquiatria Forense e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Medicina do Sono, que é uma das áreas de atuação da especialidade, terá a sua prova realizada em outro momento, a ser divulgado posteriormente no site da ABP.


A prova para obtenção do Título é realizada em duas etapas, sendo a primeira teórica e realizada durante o XXXVII CBP. Para os que forem aprovados, é necessária, ainda, a realização da prova prática, a ser agendada junto a um dos programas de Residência Médica acreditados pela ABP mediante disponibilidade de vagas pelo próprio programa.


Título de especialista é comprovação máxima da especialidade


O Título de Especialista em Psiquiatria qualifica e certifica os conhecimentos técnicos e científicos necessários. Além, disso, valoriza o exercício da profissão, sendo essencial para o exercício da especialidade.


De acordo com o Código de Ética Médica, em seu capítulo XXI, "é vedado ao médico anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina".


Inscreva-se para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria ou Certificados de Área de Atuação! Acesse aqui a página especial do exame, com todos os Editais disponíveis, além do link de inscrição.

bottom of page