• ABP

Título de Especialista garante qualificação do psiquiatra



Documento máximo da qualificação de uma especialidade médica, o Título de Especialista é uma comprovação dos estudos realizados pelo médico, fundamentais ao exercício de sua profissão. Concedidos pela Associação Médica Brasileira - AMB em parceria com as sociedades e associações de especialidades, o Título certifica a atuação do médico no campo do conhecimento que escolheu para exercer.


Na psiquiatria, a responsável por auxiliar o processo de emissão do Título de Especialista é a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, entidade representativa dos mais de 12 mil psiquiatras que atuam no país. Para o Dr. Cláudio Martins, diretor secretário da ABP, "a qualificação profissional é essencial para a boa prática clínica".

O psiquiatra aponta que o Título de Especialista é o reconhecimento de que "o médico está habilitado para atuar no tratamento dos transtornos mentais", já que o mesmo passa por etapas em sua formação médica, desde a graduação, passando pela residência e/ou Programa de Formação em Psiquiatria.


"A prova de Título de Especialista é uma das formas de medir este conhecimento e sua prática e, assim, poder publicitar e se qualificar para trabalhos da área de saúde mental", explica o Dr. Cláudio Martins.


O Título de Especialista em Psiquiatria é também uma segurança para o paciente, uma vez que certifica a qualidade do conteúdo científico do médico. Conforme o Código de Ética Médica, em seu capítulo XXI, é vedado ao médico “anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina”.


As provas para obtenção do Título de Especialista em Psiquiatria estão com inscrições abertas até o dia 17 de agosto, somente pelo site da ABP. Clique aqui para fazer a sua inscrição.


Áreas de atuação também possuem certificação


Para os psiquiatras que já possuem Título de Especialista, podem se especializar ainda mais obtendo o Certificado de Área de Atuação. São quatro grandes áreas em que o psiquiatra pode atuar: Psicoterapia, Psicogeriatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psiquiatria Forense.


Os exames serão aplicado no primeiro dia do XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, no dia 09 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro - Rio de Janeiro.


Atenção para alterações no Edital


A fim de adequar os Editais às necessidades do processo relacionado à Prova de Título de Especialista em Psiquiatria, a Secretaria da ABP informa que os Editais atualizados já estão disponíveis para consulta.


Em resumo, as alterações visam atualizar a bibliografia das provas objetiva e discursiva, a adequação dos documentos para comprovação de vínculo empregatício e a alteração do cronograma previsto para o exame.


Confira aqui.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h