top of page

ABP comemora! BJP é a maior revista científica da área médica no país!



Esse é um momento para todos os psiquiatras comemorarem! O Brazilian Journal of Psychiatry - BJP, revista científica internacional da ABP, alcançou o maior fator de impacto da sua história: 2.440! A pontuação confirma a BJP como a principal revista científica da área médica no Brasil e a coloca como a mais importante revista de psiquiatria da América Latina.


No dia 26 de junho, o Journal Citation Reports - JCR, um dos principais indicadores de qualidade de publicações científicas, divulgou o seu ranking referente ao ano de 2018. O JCR é publicado pelo Institute for Scientific Information (ISI) e editado pela Thomson Reuters.


Para um dos editores chefes do periódico internacional da ABP, o Prof. Dr. Antônio Egídio Nardi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, esta pontuação é um indicativo de que a revista está "no caminho certo", um reflexo da qualidade dos artigos. "O BJP tem qualidade internacional e leva o trabalho de pesquisadores de diferentes países a conhecerem mais a qualidade da pesquisa brasileira", explica.


Considerada a vitrine a pesquisa psiquiátrica de qualidade no Brasil, a revista é gratuita e open access, o que garante a difusão do conhecimento produzido pelo país. O Dr. Nardi aponta que esta é "uma janela para publicarmos os nossos melhores artigos com grande reconhecimento da comunidade científica internacional".


O Prof. Dr. João Luciano de Quevedo, da Universidade do Texas (EUA), também é editor-chefe da revista científica. Para ele, a ocupação desse espaço científico internacional posiciona a psiquiatria brasileira como produtora de conhecimento, sendo competitiva com seus pares internacionais.


"Ter um periódico de relevância internacional próprio coloca a Associação Brasileira de Psiquiatria e seus membros em pé de igualdade científica com os pares do dito primeiro mundo. É um investimento da projeção internacional do psiquiatra brasileiro", ressalta o Dr. Quevedo, que continua: "é o mais alto [fator de impacto] desde que somos indexados no Journal Citation Reports. O IF é diretamente proporcional a qualidade do que se publica, e serve para atrair conteúdo de melhor qualidade, dentro de um ciclo virtuoso".


Qualidade do periódico é resultado de trabalho conjunto


O Prof. Dr. Antônio Nardi atribui o crescimento do fator de impacto nos últimos ao trabalho realizado pelos vários editores, incluindo o corpo editorial de anos anteriores, que "sempre procuraram cuidar da revista preservando a qualidade dos artigos. O BJP é fruto de um trabalho longo de mais de duas décadas de editores que sempre foram atentos à qualidade e à internacionalização do BJP. Faço questão de deixar meus agradecimentos a todo o corpo editorial destas últimas décadas e a todo o corpo editorial atual".


Também aponta a melhoria dos programas de pós-graduação no Brasil:"Grande parte dos artigos publicados, principalmente os mais citados, são oriundos de programas de pós-graduação de universidade brasileiras. A Pós-graduação melhora e as suas publicações também", defende.


Para o Prof. Dr. João Quevedo, o crescimento do fator de impacto também se deve ao apoio irrestrito da ABP. "que nos provê todos os recursos humanos e materiais para fazer um bom trabalho. Logo, o crescimento do IF é, em grande parte, resultado desse investimento".


Acesse o site da BJP e confira os mais recentes artigos publicados e produzidos pela ciência brasileira.


Quer enviar um artigo? Saiba como aqui


 

Anúncio

bottom of page