top of page

ABP e Ministério da Cidadania assinam protocolo de intenções


No último dia 13, a Associação Brasileira de Psiquiatria mostrou mais uma vez a sua força e preocupação com a saúde mental da população brasileira e assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Cidadania. Estiveram na reunião o superintendente técnico e diretor tesoureiro da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, Dr. Quirino Cordeiro, associado da ABP e também secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas e o Ministro da Cidadania Osmar Terra.


A parceria assinada tem como objetivo divulgar as campanhas, criadas pela ABP e outras futuras que poderão ser desenvolvidas com essa ligação, que alertem a população sobre a relação entre o suicídio e o consumo de álcool e drogas, em busca de prevenção efetiva. O uso de entorpecentes é, no Brasil, o segundo fator de risco mais comum entre vítimas de suicídio, segundo aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS).


O Diretor da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva destacou a importância desta nova união “Essa parceria é o que sonhamos há anos e nos dá esperança de que as próximas campanhas tenham ainda mais força e consigam chegar a toda a sociedade”.


“A dependência química é o segundo maior fator de risco para a morte por suicídio no Brasil, ficando atrás apenas dos transtornos do humor. Por isso, é imprescindível que qualquer ação voltada para dependentes leve em conta a avaliação do risco do suicídio”, disse o Dr. Quirino.



Da esquerda para direita: Dr. Antônio Geraldo da Silva, Ministro Osmar Terra, Dr. Quirino Cordeiro.

bottom of page