top of page

Inscrições abertas para o 5º Prêmio ABP de Jornalismo

Atualizado: 6 de jul. de 2018




Pelo quinto ano consecutivo, a ABP abre inscrições para o Prêmio ABP de Jornalismo. Esta é uma iniciativa de psicoeducação da instituição, que visa reconhecer e premiar trabalhos jornalísticos que abordam temas relacionados à psiquiatria e saúde mental.


O principal objetivo do Prêmio é desmistificar vários aspectos que envolvem os transtornos mentais, especialmente o estigma que pesa sobre a psiquiatria e demais assuntos relacionados à especialidade. Durante seus anos de realização, já foram avaliadas mais de 600 matérias, divididas em quatro categorias: impresso, online, rádio e televisão.


A jornalista Géssika Costa foi a ganhadora do 4º Prêmio ABP de Jornalismo na categoria rádio, com a matéria “Psicofobia: preconceito afeta pacientes com transtornos mentais”. Sobre a escolha do tema, Géssika conta que já conhecia o trabalho da ABP e viu nas redes sociais o anúncio do Prêmio.


"Como sempre tive interesse na área e conhecia, através do Chico Anysio, a campanha a 'A Sociedade Contra o Preconceito' pensei em abordar numa reportagem especial a questão da psicofobia e as suas consequências na vida das pessoas que têm transtornos e/ou deficiências mentais", explica a ganhadora.


Géssika também conta como se sentiu ao saber que tinha ganhado na categoria em que se inscreveu: "além de ser escolhida em meio a tantas matérias do Brasil inteiro e por um júri qualificado, eu me senti extremamente feliz porque sei que a concorrência é grande e o Prêmio ABP de Jornalismo é consolidado no histórico de premiação no país. Foi muito simbólico por ser meu primeiro prêmio nacional e por ter dividido a reportagem com a produtora Flávia Lima que apostou e desenvolveu a pauta".


Associados da ABP podem incentivar


O Prêmio destina-se a jornalistas, mas associados da ABP podem incentivar profissionais da mídia de sua região a se inscrever e participar.


Serão aceitas inscrições de matérias veiculadas entre 31 de julho de 2017 e 14 de junho de 2018, desde que publicadas em meios de comunicação de sede nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, somente pelo site da ABP.


A premiação acontecerá na Cerimônia de Abertura do XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, no dia 17 de outubro, em Brasília.


Ajude a ABP no combate ao estigma relacionado à especialidade e incentive jornalistas a participarem do 5º Prêmio ABP de Jornalismo.


 

Anúncio

bottom of page