top of page

Prova de Título de Especialista garante exercício da especialidade



A Prova de Título de Especialista em Psiquiatria, que ocorre todos os anos no primeiro dia do Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP - tem por objetivo qualificar e certificar os conhecimentos técnicos e científicos necessários e é de extrema importância para o exercício da especialidade. Além de valorizar o exercício da profissão, o título serve como documento máximo de valorização da psiquiatria junto ao Conselho Federal de Medicina - CFM.


Organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, sob os critérios da Associação Médica Brasileira - AMB, a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria acontece de acordo com as Resoluções 2.146 e 2.149, ambas de 2016, do Conselho Federal de Medicina – CFM - a Prova de Especialista em Psiquiatria.


Para os psiquiatras que já possuem o TEP estão disponíveis também os exames para certificação nas Áreas de Atuação em Psiquiatria Forense, Psicogeriatria, Psicoterapia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Os interessados em participar da avaliação de 2019 poderão se inscrever no Portal da Psiquiatria até o dia 17 de agosto.


Conforme o Código de Ética Médica, em seu capítulo XXI, é vedado ao médico “anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina”.


Fique atento ao edital com as orientações de envio de documentos. Caso a sua dúvida persista entre em contato com a ABP através do e-mail educacao@abp.org.br .


Não tem Título ainda? Inscreva-se para a Prova.

bottom of page