• ABP

Escola Paulista de Medicina homenageia o Dr. Itiro Shirakawa



Na última sexta-feira, 31 de maio, o Prof. Dr. Itiro Shirakawa recebeu uma homenagem do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina - EPM, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Na ocasião da inauguração do serviço de emergência do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - CAISM, foi instalada uma placa comemorativa em homenagem ao trabalho realizado ao longo dos anos pelo Prof. Dr. Itiro Shirakawa, em menção à sua contribuição para a Escola Paulista de Medicina.


Chefe do Departamento de Psiquiatria entre os anos de 1983 e 1992, o Dr. Itiro foi o responsável pelo crescimento do setor, que dobrou de tamanho em sua gestão. Assumiu o cargo com apenas 8 docentes e, ao sair, o Departamento contava com 16 professores, além de mais de 100 profissionais da saúde mental, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros.


"Nos nove anos em que fui chefe do departamento, consegui montar um serviço na EPM, contratando uma equipe multidisciplinar. Sinto-me feliz, posso dizer que foi um dia muito agradável na minha vida", explica o Prof. Dr. Itiro Shirakawa. Ele também brinca que muitos dos psiquiatras mais novos que passam pelo departamento não sabem do seu papel, mas que é "muito bom que os antigos tenham reconhecido o meu papel lá atrás".


A ABP parabeniza o Prof. Dr. Itiro Shirakawa, que também foi vice-presidente da Associação entre os anos 2010 e 2016.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h