• ABP

ABP e Sociedade Portuguesa de Suicidologia fecham parceria para o Setembro Amarelo em Portugal



Nos dias 12 e 13 de abril, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP participou do XVIII Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia - SPS, apresentando as ações da Campanha Setembro Amarelo. Representando a ABP, o Dr. Antônio Geraldo da Silva compartilhou com os presentes informações importantes acerca da realização de uma campanha complexa e impactante, como a prevenção do suicídio no Brasil, realizada pela ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM.


Rumo à internacionalização das ações da ABP, o superintendente técnico e diretor da Associação também participou de importante reunião durante sua visita ao país. Participaram do encontro o Prof. Dr. Fausto Amaro, presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia - SPS, e a Dra. Ana Matos Pires, diretora do Serviço de Psiquiatria e Consultora da Direção-Geral de Saúde para a Saúde Mental.


Na ocasião, foram apresentados todos os aspectos relacionados à execução do Setembro Amarelo no Brasil, visando orientar as duas organizações para a realização da campanha em Portugal. O Setembro Amarelo será implantado em várias cidades portuguesas, começando pela cidade de Beja e crescendo gradualmente por outros municípios do país até o ano de 2020.



Da esquerda para a direita: Ana Matos Pires, Antônio Geraldo da Silva e Fausto Amaro


A partir da reunião, foi firmado o convênio entre a ABP, o CFM e a SPS, onde as entidades brasileiras se colocaram à disposição para auxiliar na implantação da campanha.


"Para nós, ABP e CFM, é uma honra poder internacionalizar as nossas ações começando aqui em Portugal, especialmente na cidade de Beja, que é uma das mais impactadas pelo número de óbitos por suicídio em Portugal", destacou o Dr. Antônio Geraldo da Silva, coordenador nacional da Campanha Setembro Amarelo ABP/CFM.


Ele explica que as iniciativas da campanha são contínuas e devem permear todo o ano de trabalho: "as ações do Setembro Amarelo, apesar de concentradas em um mês específico, devem acontecer durante todo o ano. A experiência do Brasil na realização da campanha tem muito a contribuir para o sucesso da iniciativa em Portugal, diminuindo os erros e potencializando os acertos".


Ainda sobre a reunião, o Dr. Antônio Geraldo finalizou: "agradecemos aos amigos portugueses pela oportunidade de colaborar, ajudando a salvar ainda mais vidas pelo mundo. O trabalho só começou".

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h