• ABP

ABP é citada em livro do General Villas Bôas como referência em saúde mental



A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem como missão o compromisso com a disseminação do conhecimento e propagação de informações à sociedade. Desta forma, as campanhas da ABP cumprem um importante papel para esta missão, levando conhecimento de qualidade a toda a população por meio da sua presença nas mídias sociais, na imprensa e também na atuação junto à construção de políticas públicas.


A campanha Setembro Amarelo foi trazida para o Brasil em 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e, desde então, ganhou vida própria pelo país, alertando a todos da importância de prevenir ao suicídio. À época, a Associação contou com o apoio de diversos órgãos públicos e da sociedade civil organizada, a exemplo do Exército Brasileiro.


Em 2015, no Distrito Federal, a ABP realizou cursos para psiquiatras do Exército nos dias 18 e 19 de setembro, além de uma importante caminhada no Parque da Cidade, que aconteceu na manhã do dia 20, em Brasília. Tais iniciativas somente foram possíveis graças à parceria estabelecida entre as duas instituições que, juntas, chamaram a atenção para o tema no segundo ano de realização do Setembro Amarelo.


Na recém-publicada biografia do General da Reserva Eduardo Villas Bôas, ex-Comandante Geral do Exército Brasileiro (2015 a 2019), a ABP é citada pelo militar como uma importante aliada na desmistificação do preconceito contra as doenças mentais. Confira o trecho abaixo:


"Quando no comando, preocupou-me o índice de suicídios cometidos por militares e famílias. Criamos então um programa de valorização da vida, a cargo do Departamento Geral do Pessoal (DPG). Teve um ótimo início graças à tenente Patrícia Mazetti. Por ocasião do evento de iniciativa do general Modesto, chefe do DPG, figura querida por todos, que contou com a presença do presidente da Sociedade [sic] Brasileira de Psiquiatria, fui convidado a fazer a abertura. Imaginando o que iria dizer, constatei que seria relevante e oportuno que eu deixasse as pessoas saberem que qualquer um pode ser acometido dessa terrível doença".


Ser reconhecida pelo trabalho realizado em prol dos doentes mentais e da desmistificação do preconceito contra eles é de suma importância pra a ABP. Por isso, a Associação celebra a menção e tal reconhecimento.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h