• ABP

Dr. Quirino Cordeiro é nomeado Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do MC



O associado da ABP, Dr. Quirino Cordeiro Filho, foi nomeado, no último dia, 28/01, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. Essa é uma excelente notícia para todos os psiquiatras do Brasil que terão no Ministério da Cidadania um representante da especialidade.


Dr. Quirino Cordeiro falou sobre as expectativas para falar sobre o novo cargo: “A nomeação para o cargo de Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania é um grande desafio, já que, em decorrência de profundos equívocos na condução da Política sobre Drogas por parte do Governos Federal, nas últimas décadas, o cenário, que envolve o tema, é extremamente grave.”


O objetivo de nosso trabalho no Ministério da Cidadania será intensificar e colocar em prática as mudanças, que recentemente passamos a realizar nas políticas públicas de Saúde Mental e Drogas no país.” Responde o psiquiatra.


Segundo o psiquiatra algumas das consequências da antiga Política Nacional de Saúde Mental e que ainda precisam ser modificadas são: aumento do número de usuários de drogas e de dependentes químicos; aumento e expansão das Cracolândias; aumento de dependentes químicos na condição de moradores de rua; altos índices de mortalidade entre dependentes químicos, principalmente de crack; aumento expressivo do afastamento do trabalho de pacientes dependentes de crack; crescimento na taxa de suicídio (dependência química é um dos principais fatores de risco para o suicídio).


Quem é Quirino Cordeiro?


De 2017 a 2018, Quirino foi Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. E nesse período trabalhou incansavelmente por mudanças na política de saúde mental do Brasil e tornou-se Membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) do Ministério da Justiça.


Dr. Quirino é ainda Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, instituição da qual foi Diretor (2011-2017) e também exerce o cargo de Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2014-atual).


Para saber mais sobre o Dr. Quirino veja aqui a sua história na campanha Orgulho de Ser Psiquiatra.



Anúncio

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h