• ABP

RBP agora é Brazilian Journal of Psychiatry



Homepage da Brazilian Journal of Psychiatry

A Revista Brasileira de Psiquiatria - RBP é a publicação científica da especialidade com melhor indexação na América Latina. Conhecida pela qualidade de seu conteúdo, com 2.093 no ranking da Journal Citations Reports - JCR, todos os seus artigos são publicados em inglês desde 2013.


No referido ano, iniciou-se o processo de internacionalização do periódico, que continua em constante crescimento no panorama internacional de publicações em psiquiatria. Para finalizar esta etapa estratégica, elevando a psiquiatria brasileira a um patamar de reconhecimento mundial, a revista científica adequa também o seu nome para Brazilian Journal of Psychiatry.


A expressão em inglês já era utilizada como nome paralelo do período, devido a sua indexação internacional pelas plataformas Scielo, PubMed e SciVerse, além do ranking do JCR. Após decisão do conselho editorial da Revista, a adequação para o seu nome internacional já está em andamento: a publicação online foi atualizada e, na revista impressa, passa a vigorar em 2019.


Um dos editores-chefe da BJP é o Prof. Dr. João Quevedo, psiquiatra brasileiro radicado nos Estados Unidos e pesquisador da The University of Texas Health Science Center, na cidade de Houston (Texas). Ele explica que a principal vantagem da mudança de nome é facilitar a compreensão do título por parte da comunidade científica internacional, aumentando a visibilidade do periódico.


"Com visibilidade internacional aumentada, os artigos publicados ganham no potencial de serem lidos e citados por outros autores mundo afora. Graças a esse processo de inversão de títulos, a revista continuará com os mesmo ISSN [International Standard Serial Number] tanto para a versão impressa como para a versão online. Não há qualquer descontinuidade", salienta.

<