• ABP

RBP agora é Brazilian Journal of Psychiatry



Homepage da Brazilian Journal of Psychiatry

A Revista Brasileira de Psiquiatria - RBP é a publicação científica da especialidade com melhor indexação na América Latina. Conhecida pela qualidade de seu conteúdo, com 2.093 no ranking da Journal Citations Reports - JCR, todos os seus artigos são publicados em inglês desde 2013.


No referido ano, iniciou-se o processo de internacionalização do periódico, que continua em constante crescimento no panorama internacional de publicações em psiquiatria. Para finalizar esta etapa estratégica, elevando a psiquiatria brasileira a um patamar de reconhecimento mundial, a revista científica adequa também o seu nome para Brazilian Journal of Psychiatry.


A expressão em inglês já era utilizada como nome paralelo do período, devido a sua indexação internacional pelas plataformas Scielo, PubMed e SciVerse, além do ranking do JCR. Após decisão do conselho editorial da Revista, a adequação para o seu nome internacional já está em andamento: a publicação online foi atualizada e, na revista impressa, passa a vigorar em 2019.


Um dos editores-chefe da BJP é o Prof. Dr. João Quevedo, psiquiatra brasileiro radicado nos Estados Unidos e pesquisador da The University of Texas Health Science Center, na cidade de Houston (Texas). Ele explica que a principal vantagem da mudança de nome é facilitar a compreensão do título por parte da comunidade científica internacional, aumentando a visibilidade do periódico.


"Com visibilidade internacional aumentada, os artigos publicados ganham no potencial de serem lidos e citados por outros autores mundo afora. Graças a esse processo de inversão de títulos, a revista continuará com os mesmo ISSN [International Standard Serial Number] tanto para a versão impressa como para a versão online. Não há qualquer descontinuidade", salienta.


"O apoio incondicional da Diretoria da ABP nos deu a segurança necessária para conduzir o processo", continua o Prof. Dr. Quevedo. "Apesar de aparentemente ser uma simplória inversão de títulos, o processo tem sido bastante complexo. Temos tido muito suporte do Scielo e do Centro Brasileiro do ISSN".


BJP Ahead of print


Além da publicação de seus artigos nas edições fechadas do periódico, a Brazilian Journal of Psychiatry passa a adotar a estratégia de divulgação dos artigos já selecionados para publicação e ainda não separados para os fascículos físicos e virtuais. Esta divulgação, conhecida como ahead of print, traz um panorama das discussões que serão levantadas pela publicação em suas próximas edições.


O ahead of print é considerado a publicação antecipada de artigos, uma vez que o material já foi aprovado e editorado pelo conselho do periódico, compondo futuramente um dos números que será publicado.


Todos os artigos da BJP contam com acesso gratuito pelo site da publicação. Clique aqui e acesse alguns dos melhores artigos científicos em psiquiatria de forma totalmente aberta e gratuita (full open access).


Anúncio

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h