top of page

Jornada Sul-Brasileira de Psiquiatria acontece em Gramado

  • comunicacao3400
  • 30 de mai.
  • 2 min de leitura



A Jornada Sul-Brasileira de Psiquiatria, que acontece neste final de semana na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, reuniu centenas de pessoas interessadas nos temas mais relevantes da especialidade. 


Mesmo com o frio, a primeira atividade, que abordou o Transtorno Borderline e o Transtorno Bipolar, contou com um ótimo número de participantes. Com coordenação do Dr. Eduardo Pimentel, a atividade foi ministrada pelos psiquiatras Deisy Mendes Porto, Henrique Fogaça e Vinicius Brum Prá. 


O primeiro dia seguiu com uma mesa redonda cujo tema central foi Transtornos aditivos: prevenção, diagnóstico e tratamento. Conduzida pelo Dr. Cesar Weber, os psiquiatras Carla Bicca, Carlos Salgado e Pedro Ferreira explanaram seus conhecimentos na área. 


Com um público bem participativo, a jornada teve o seu período vespertino marcado pelas palestras sobre procedimentos em psiquiatria, novas tecnologias e inovações no campo da psiquiatria.





A conferência de abertura contou com a participação do presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, do Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles, do vice-prefeito da cidade de Gramado Luia Barbacovi e também Katiane Reis, coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, além da   coordenação do Dr. Cláudio Martins, vice-presidente da ABP. A Política Antimanicomial do Poder Judiciário, Resolução CNJ no 487/2023 e as ações diretas de inconstitucionalidade no STF foi o tema escolhido. A temática tão importante e debatida nos últimos anos não poderia ficar de fora deste encontro tão importante para a psiquiatria. 


“Temos visto o quanto é importante essa interação do setor da justiça, do sistema de justiça e do direito com a psiquiatria. Nós temos várias conexões: a violência contra a mulher, contra a criança, uso drogas, e hoje, a política anti-manicomial, que o Poder Judiciário fez uma resolução. E acho que importante, e das outras participações que tive, é exatamente para termos essa compreensão, essa interlocução de visões, trazidas cada um com a sua visão, com os seus problemas, com o seu trabalho, mas vemos que nós temos muita coisa em comum. E aquilo que não é comum pode se aproximar, porque na verdade talvez os objetivos finais, eles provavelmente sejam os mesmos ou muito próximos. Então, eu quero cumprimentar pelo evento, cumprimentar por ser em Gramado, a principal cidade turística do nosso estado", começou o Desembargador Marcelo Dornelles


No sábado, as atividades abordam autismo, TDAH, o impacto dos distúrbios do sono na saúde mental, transtornos alimentares, entre outros. O evento foi um sucesso de público e as inscrições esgotaram dias antes. 


Fique atento à agenda de eventos da ABP e participe das próximas jornadas regionais. Não perca a oportunidade de se atualizar com importantes nomes da psiquiatria nacional!


 
 
 

Comments


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page