top of page

Fórum de Prevenção ao Suicídio e a Política de Saúde Mental aconteceu hoje, em Salvador


Foi realizado na manhã de hoje, 13 de setembro, o Fórum de Prevenção ao Suicídio e a Política de Saúde Mental, com organização do Vereador Cezar Leite. O evento aconteceu na capital baiana, Salvador, no auditório do Salvador Business Center, com a participação de associados da ABP e representantes da área de saúde mental do município, estado e união.


Em auditório com lotação máxima, dezenas de pessoas se reuniram para discutir assuntos relacionados à psiquiatria e assistência pública em saúde mental, tanto do município quanto na Federação. Entre os palestrantes, estava o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL, diretor e superintendente da ABP.


Também participaram do Fórum: Dra. Miriam Gorender, representando a Associação Psiquiátrica da Bahia - APB; a Dra. Mayra Pinheiro, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Dra. Maria Dilma Teodoro, Coordenadora Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; o Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates; Dra. Sandra Peu, Diretora do Departamento de Articulação e Projetos Estratégicos do Ministério da Cidadania; Rejane Santos, presidente da Associação de Apoio a Familiares e Pessoas com Transtornos Mentais na Bahia - AFATOM.


Presidente da AFATOM, Rejane Santos afirma o evento é um marco relativo à Política Nacional de Saúde Mental, à prevenção ao suicídio e o combate à Psicofobia. "Todos os palestrantes presentes trouxeram temas importantes que levaram conhecimento científico para os gestores presentes, familiares, pacientes, não só do ponto de vista de se implantar a nova política de saúde mental, ampliando os serviços, mas também a possibilidade da gestão municipal de Salvador implantar ambulatórios para atender a nova política e a prevenção ao suicídio".


Além de aspectos históricos e dados científicos sobre a realidade do suicídio no país, uma das pautas foi a desassistência em saúde mental no estado da Bahia e na cidade de Salvador. Representando o Ministério da Saúde, a Dra. Maria Dilma afirmou: "enquanto Ministério, realmente temos que discutir a política no Brasil inteiro. Salvador está de novo passando por dificuldades e nós não trabalhamos para fechamentos de serviços. Queremos qualificar os serviços e vamos apoiar o estado e o município para que a gente encontre alternativas juntos".


Dr. Antônio Geraldo da Silva, em sua fala durante o Fórum, ressaltou a importância do trabalho multidisciplinar de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros, onde cada um entenda o funcionamento do sistema de saúde e da importância da Campanha Setembro Amarelo. "Nós temos que fazer promoção da saúde. Primeiro, promove-se a saúde, depois você previne doenças, para depois partir para a assistência".

bottom of page