• ABP

Eventos da ABP estão de acordo com regras do CFM


Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP realiza diversos eventos científicos com o objetivo de transmitir conhecimentos aos médicos psiquiatras e de outras especialidades de todo o país. Tratam-se de eventos consolidados no calendário da psiquiatria, como o Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP (online e presencial), Simpósio Internacional de Neurociências - SINC, Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas e o Curso de Esquizofrenia, além de outras atividades científicas.


Além da nossa preocupação em organizar os eventos visando a atualização científica e a melhor experiência para os participantes, vale ressaltar que todos os eventos promovidos pela Associação seguem as resoluções do Conselho Federal de Medicina - CFM sobre a realização de eventos técnico-científicos. A saber:


  • Resolução nº 1.718/2004: É vedado o ensino de atos médicos privativos, sob qualquer forma de transmissão de conhecimentos, a profissionais não-médicos, inclusive àqueles pertinentes ao suporte avançado de vida, exceto o atendimento de emergência a distância, até que sejam alcançados os recursos ideais.

  • Resolução nº 2.321/2022: Dispõe sobre a obrigatoriedade de todo evento médico-científico ter um responsável técnico e a fiscalização desses eventos pelos Conselhos Regionais de Medicina.


A ABP tem o compromisso de disseminar o conhecimento científico sobre psiquiatria e saúde mental para todos, seguindo as regras estabelecidas pelo CFM.