top of page

Confira os dados da Pesquisa Setembro Amarelo

  • ABP
  • há 18 horas
  • 1 min de leitura

ree

Como parte das ações da Campanha Setembro Amarelo em 2025, a Associação Brasileira de Psiquiatria realizou a pesquisa inédita “Como você está? Uma pesquisa nacional sobre saúde mental e sentimentos na vida adulta” com o objetivo de compreender os principais desafios enfrentados pela população adulta brasileira em relação às doenças mentais e como as pessoas reagem diante da necessidade de ajuda e se tem informação de onde e como buscar tratamento.


Entre os dados que mais chamaram atenção, está o fato de que 25,7% dos participantes relataram ter tido pensamentos suicidas nos últimos seis meses. Além disso, 25,2% afirmam que não se sentem bem atualmente, enquanto 30,9% se declaram tristes ou decepcionados, mas ainda com esperança de melhora.


Por outro lado, um dado considerado positivo pela ABP é que 50,9% das pessoas já procuraram atendimento com psiquiatras ou psicólogos pelo menos uma vez e estão sendo acompanhadas por profissionais especializados. Esse resultado mostra que há uma crescente conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e prevenção da doença, embora ainda haja muitos desafios a serem enfrentados.

A pesquisa teve uma boa adesão e uma participação bastante diversa, com respostas de pessoas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, abrangendo diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e profissionais.


Neste ano, a ABP também desenvolveu uma cartilha voltada para influenciadores e criadores de conteúdo. A cartilha orienta sobre como abordar o assunto nas redes sociais e como apoiar pessoas que estejam precisando. 


Os dados completos da pesquisa e cartilha dos influenciadores estão disponíveis em: https://www.setembroamarelo.com/

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page