• ABP

Curso de esquizofrenia discute novidades no diagnóstico e tratamento da doença



Nos dias 23 e 24 de novembro, a ABP realizou a terceira edição do Curso ABP/APAL/WPA de Atualização em Esquizofrenia. Neste ano, o evento aconteceu, pela primeira vez, na cidade de Porto Alegre, contando também com o apoio de entidades internacionais, como a Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL e a Associação Psiquiátrica Mundial (em inglês, World Psychiatric Association - WPA).


O encontro reuniu psiquiatras da região Sul, especialmente do Rio Grande do Sul, mas contou também com a participação de público de demais localidades do país. A qualidade já conhecida do curso da ABP levou psiquiatras, médicos de outras especialidades, estudantes e demais profissionais da saúde mental a discutir um dos mais importantes diagnósticos de transtorno mental, a esquizofrenia.


Ainda hoje, este transtorno é considerado grande desafio clínico e científico e, por isso, precisa de atenção especial. Para o psiquiatra, é imprescindível a atualização no tema e o Curso trouxe alguns dos avanços mais recentes da pesquisa, aliado à necessidade dos clínicos no dia-a-dia do cuidado com as pessoas.

A Dra. Christina de Almeida esteve presente e afirmou que a atividade é "de altíssima qualidade científica, onde nós temos a oportunidade de discutir de perto com os maiores especialistas nessa área". A doutora ainda aproveitou a oportunidade para se associar à ABP no estande do evento, convidando a todos para que compareçam em 2019: "recomendo que participem da próxima edição".


Uma das palestrantes do evento, a Dra. Clarissa Gama é Livre-docente pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, tendo concluído seu Doutorado com o tema "Estresse Oxidativo em Esquizofrenia". A psiquiatra caracteriza o evento como "um absoluto sucesso, muito importante para conscientização da população mas, principalmente, para nós, profissionais médicos psiquiatras, para ajudarmos essas pessoas portadoras de esquizofrenia para enfrentar o estigma e ter melhores tratamentos".


Coordenador de Saúde Mental do Estado do Rio Grande do Sul, o Dr. Luiz Carlos Coronel, também associado da ABP, destacou que o curso é "oportuno e importante sobre esquizofrenia, que continua sendo um dos desafios da psiquiatria, com tantas consequências nocivas ainda para as famílias e os doentes".

Diretor secretário da ABP, o Dr. Cláudio Martins afirmou que foi uma grande alegria e satisfação, com um grande número de colegas participando. "Um evento maravilhoso, com muitos colegas participando, aulas sensacionais, tudo isso nos indica que teremos já programado para o próximo ano o quarto curso, imperdível. É uma oportunidade única de atualização científica e compartilhamento com colegas de várias expertises de vários temas abordados sobre a esquizofrenia. Não deixe de participar no próximo!"


Fique atento ao site da ABP para mais informações sobre a próxima edição do Curso ABP/APAL/WPA de Atualização em Esquizofrenia. Veja abaixo algumas fotos do evento.




Anúncio

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h