• ABP

Continue participando das atividades do Setembro Amarelo

Atualizado: 19 de Set de 2018



O mês de Setembro continua e, com ele, as atividades da Campanha Setembro Amarelo, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM.


Diversos eventos, passeatas, caminhadas e entrevistas na grande mídia já fizeram parte da agenda da campanha. Você, que é nosso associado, pode continuar nos apoiando na divulgação do Setembro Amarelo.


Coordenador nacional da Campanha Setembro Amarelo, o Dr. Antônio Geraldo da Silva ressalta que este é o período de concentrar todos esforços de trabalho para fazer a prevenção do suicídio. "Este não é o mês de comemoração do Setembro Amarelo, é um mês de concentração dos esforços, porque nós temos de trabalhar este assunto durante todo o ano", destaca.


Desde o primeiro dia do mês, recebemos o apoio de muitos associados, médicos de outras especialidades, profissionais da saúde mental e da sociedade em geral. Na última semana, tivemos participação do Dr. Drauzio Varella, que endossou o tema da campanha "Suicídio é uma emergência médica".


Segundo o médico, "a gente acha que o suicida é um fraco, que não ele não tem coragem de enfrentar a vida e se matou, [coloca] nele a culpa da doença que ele tem. Nós precisamos ter um diagnóstico. Às vezes, com um simples medicamento, com tratamento psicoterápico, as pessoas abandonam esse tipo de ideia". O Dr. Drauzio completa dizendo que "todas as pessoas que manifestam essa intenção tem que ser encaminhadas para avaliação médica".


Acesse o site oficial do Setembro Amarelo e saiba como participar na sua cidade, junto a sua federada. Acompanhe a ABP também pelas redes sociais e fique por dentro de todas as ações da Campanha.


Federadas e núcleos que estão fomentando ações em suas localidades, pode encaminhar suas agendas e fotos de suas atividades para o e-mail newssemanal@abp.org.br.


Veja abaixo fotos de alguns dos monumentos iluminados.



Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h