top of page
  • Foto do escritorABP

Conheça a cartilha Bullying não é brincadeira: delete essa ideia


Neste mês, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove a Campanha contra o Bullying e Cyberbullying. Em seu segundo ano de realização, a instituição lançou a cartilha oficial da iniciativa, intitulada "Bullying não é brincadeira: delete essa ideia", que aborda conceitos relevantes e dá orientações fundamentais para combater essa prática tão grave.


A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em 2019, aponta que 23% dos estudantes do país afirmaram terem sido vítimas de bullying. Além disso, 13,2% dos alunos declararam que foram ofendidos e humilhados em aplicativos ou nas redes sociais, configurando o cyberbullying.


Essa violência deixa marcas e traumas que o indivíduo carrega consigo por toda a vida e deve ser um ponto de atenção dos profissionais de saúde, sobretudo dos médicos psiquiatras, por ser um fator de risco para a eclosão de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e, até mesmo, tentativas de suicídio.


Na cartilha, estão descritos conceitos, orientações de como prevenir, identificar, combater e cuidar das crianças e dos adolescentes que estão passando por essa situação.


Baixe a cartilha e compartilhe com seus colegas, familiares e pacientes. Acesse www.abp.org.br/contra-o-bullying.


O combate ao bullying é um dever de todos!


bottom of page