top of page
  • Foto do escritorABP

Como identificar o vício em internet? Veja o novo vídeo no Canal da Psiquiatria!


Sem dúvidas, a internet é uma parte essencial da vida de todos e é uma grande aliada nas mais diversas atividades, que vão desde o entretenimento ao trabalho. No entanto, assim como várias outras coisas, seu uso desenfreado pode gerar sérios problemas, inclusive de dependência. O vídeo do Canal da Psiquiatria dessa semana é sobre esse assunto tão presente nos dias de hoje!


O vício em tecnologia é chamado de nomofobia e gera diversos prejuízos ao indivíduo dependente. Segundo o Dr. Amaury Cantilino, associado da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, essas pessoas se preocupam muito e permanecem online por mais tempo do que deveriam, mesmo que tenham problemas relacionados ao uso exacerbado.


"A pessoa reconhece que está exagerando no uso da internet, mas não consegue parar. Então, ela permanece online por mais tempo do que o previsto anteriormente, perde horas naquela atividade. Fica inquieta, mal humorada, deprimida e mais irritável quando tenta reduzir ou interromper o uso da internet. Eventualmente, acontece da pessoa prejudicar ou arriscar um relacionamento significativo ou o emprego", destaca o médico psiquiatra.


Confira o vídeo na íntegra:



O Canal da Psiquiatria no YouTube é um dos veículos da ABP que leva conteúdos sobre saúde mental para toda a população. Por meio de vídeos curtos, ágeis e com linguagem simples, as principais dúvidas que recebemos pelas redes sociais são respondidas pelos médicos psiquiatras associados.

Se você ainda não acompanha, inscreva-se no Canal da Psiquiatria clicando aqui, acompanhe os vídeos e compartilhe com seus colegas, pacientes e nas redes sociais para ajudar a disseminar conteúdos informativos importantes para toda a sociedade.



bottom of page