• ABP

Cinepsiquiatria ABP/APAL leva centenas de pessoas ao cinema para discutir saúde mental

Atualizado: 1 de Jun de 2019



O Projeto Cinepsiquiatria ABP/APAL é uma iniciativa de psicoeducação da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina. Criado em 2016, o projeto tem como objetivo discutir temas relacionados a psiquiatria e saúde mental a partir de obras cinematográficas clássicas ou inéditas.


Já realizado em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte e Brasília, a iniciativa apresenta debates com psiquiatras convidados, que buscam esclarecer e informar corretamente os presentes sobre aspectos ligados à saúde mental que são apresentados pelos filmes.


A cidade de Porto Alegre sedia o projeto Cinepsiquiatria no Rio Grande do Sul. Realizado na capital gaúcha pela Associação Psiquiátrica Cyro Martins - CCYM, federada da ABP, os filmes são exibidos pelo GNC Cinemas em parceria com o Shopping Praia de Belas. No último dia 25 de maio, o filme "Greenbook" foi exibido, contando com a participação dos doutores Denise Blaya Rocha e Gley Costa, com mediação do Dr. Euclides Gomes.


"Tem sido muito bacana, as pessoas tem elogiado muito e de certa forma falado que encontraram nesse projeto um canal, um fórum para debater dúvidas pessoas e familiares", destaca o Dr. Euclides Gomes, também vice-presidente do CCYM, em entrevista a rádio local. Ele também explica que o projeto chegou à sua 25ª sessão consecutiva, realizado ininterruptamente desde 2017.


Estreia do filme Rocketman em Belo Horizonte


Na capital mineira, Belo Horizonte, o filme escolhido para a sessão de maio foi "Rocketman". Contando a história do astro britânico da música Elton John, a sessão foi realizada ontem, 30 de maio, no Cineart do Minas Shopping, às 21h. Em sessão exclusiva para convidados, os debatedores Dr. Humberto Corrêa e Dr. Maurício Leão discutiram os comentários feitos pelo público presente.


Próximas sessões já têm data marcada


Amanhã, 01 de junho, o Rio de Janeiro recebe a pré-estreia do filme "Beatriz", dentro do projeto Cinepsiquiatria ABP/APAL. Pela primeira vez na história do projeto, a atriz protagonista e o diretor do longa estarão presentes no debate: Marjorie Estiano e Alberto Graça participarão junto aos doutores Antônio Geraldo da Silva e Eduardo Birman.


A sessão acontece no Espaço Itaú de Cinema, situado à Praia de Botafogo, 316, às 10h30. Durante a semana, foram sorteados cinco pares de ingressos para o Cinepsiquiatria RJ: confira os ganhadores!

  1. Alexandra Tibúrcio

  2. Luana Brandão

  3. Kithiely Salva

  4. Nara Matos

  5. Verônica de Cicco

Em São Paulo, o filme "Beatriz" também terá estreia pelo Cinepsiquiatria, que chega pela primeira vez à cidade. Será no dia 08 de junho, às 10h30, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, situado à R. Augusta, 1475 - Cerqueira César, São Paulo.


Os ingressos também estarão à venda nas bilheterias dos cinemas ou pelo site www.ingresso.com. Programe-se e participe!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h