• ABP

Canal da Psiquiatria: novos vídeos no ar!


O Canal da Psiquiatria no YouTube segue com a missão de divulgar informações sobre a especialidade e saúde mental para a sociedade brasileira. Com cerca de 33 mil inscritos e mais de 3 milhões de visualizações, o perfil busca responder os principais questionamentos que a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP recebe por meio das redes sociais.


Nos últimos anos, a saúde mental tem sido cada vez mais debatida pela mídia e nas redes sociais, e as pessoas têm conhecido mais sobre os transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, dentre outros. Mas quando é o momento de buscar a ajuda de um médico psiquiatra?


No vídeo abaixo, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, esclarece essa importante dúvida. "A partir do momento que seu comportamento muda e você começa a ter prejuízos na sua vida, essa é a hora de procurar o médico psiquiatra", explica. Assista ao vídeo completo:



Psiquiatria e Psicoterapia

Outro questionamento frequente é o exercício da Psicoterapia, uma das abordagens mais conhecidas e utilizadas pelos psiquiatras. O Dr. Marcos Gebara, presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro - Aperj, explica que a Psicoterapia é inerente à atividade do psiquiatra. "Não existe relação entre médico e paciente que não busque a cura ou supressão dos sintomas e a Psicoterapia é uma das melhores formas de você exercer bem essa função", explica.


Saiba mais no vídeo abaixo: