top of page
  • Foto do escritorABP

Caminhada em prol da defesa psiquiátrica acontece em Porto Alegre - RS


No último domingo, 23 de janeiro, os diretores e integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers participaram de caminhada a favor da saúde mental. Na ocasião, os doutores Fernando Uberti e Rogério Cardoso apresentaram a campanha “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, fruto da parceria entre o Simers e a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.


A caminhada foi organizada pela vereadora Tanise Sabino, que é psicóloga, e contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que recebeu a camisa alusiva à campanha.


Além dos dois gestores, estavam presentes o secretário-adjunto de saúde, Richard dos Santos Dias, e o deputado estadual, Elisando Sabino. A articulação com a gestão pública é fundamental para a campanha, já que um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade e os governos sobre a urgência da atenção à saúde mental.


“Precisamos, mais do que nunca, chamar atenção para este tema. É essencial que a sociedade e a gestão pública estejam ao nosso lado nessa batalha do combate ao estigma e à psicofobia. Quanto mais conseguimos chegar à população com esclarecimentos sobre as doenças mentais e discutirmos sobre o tema, melhor será a compreensão, aceitação e maior a procura por auxílio médico”, disse o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, ao ressaltar a importância de ações como essa.


Para denunciar a falta de assistência em saúde mental, clique aqui.

bottom of page