• ABP

BJP com novo fator de impacto: JCR 3.000!


A psiquiatria brasileira recebeu na última quarta-feira, 30 de junho, mais uma excelente notícia! O Brazilian Journal of Psychiatry atingiu um novo fator de impacto, chegando a JCR 3.000!


Atualmente, a BJP figura na quinta posição entre as revistas brasileiras com maior fator de impacto. Em 2018, a publicação alcançou a pontuação de 2.093 no ranking da Journal Citations Reports - JCR.


O presidente da ABP e Associate Editor For Public Affairs da publicação, Dr. Antônio Geraldo da Silva, mostrou toda satisfação com mais essa conquista: "Há 10 anos, traçamos planos para que o Brazilian Journal of Psychiatry chegasse ao fator de impacto 3.000. Agora, em 2020, alcançamos nossa meta e os nossos editores-chefes e demais editores estão de parabéns. A Revista agora tem novo fator de impacto: 3.000 pelo Journal Citation Reports! Não há dúvidas de que a psiquiatria brasileira é de excelência. A psiquiatria brasileira é de primeiro mundo!"


Desde 2013, os artigos passaram a ser publicados em inglês buscando o processo de internacionalização do periódico. Já em 2018, a Revista Brasileira de Psiquiatria - RBP passou a ser chamada de Brazilian Journal of Psychiatry - BJP elevando a psiquiatria brasileira a um patamar de reconhecimento mundial.


O que é IF?


O IF - Impact Fator - é a principal métrica utilizada para avaliar as revistas científicas por todo o mundo ao contabilizar as citações recebidas. Este valor é obtido a partir da soma das citações dos artigos recebidos no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos anteriores a esse cálculo.


O fator de impacto de uma revista é obtido a partir do Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação anual do Instituto de Informação Científica, uma divisão da Thomson Reuters.