top of page
  • ABP

ABP TV - Diagnóstico de autismo no adulto. Verdades e mentiras



O transtorno do espectro autista (TEA) caracteriza-se por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Geralmente o transtorno é descoberto na infância, mas atualmente muitos adultos têm tido o diagnóstico tardio. Para estes indivíduos costuma haver um padrão: são pessoas que manifestam os sintomas de forma mais leve, tidas apenas como tímidas ou com dificuldades sociais típicas, o que atrasa o diagnóstico.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, há cerca de 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo em torno de 2 milhões somente no Brasil.


Conheça os participantes: 


Dr. Fabio Barbirato - Médico Psiquiatra pela UFRJ, Psiquiatra Titular pela AMB/ABP, Chefe do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa do Rio de Janeiro, Coordenador do Ambulatório de Avaliação e Pesquisa em Autismo da PUC Rio, Professor de Pós Graduação em Psicologia e Psiquiatria PUC Rio.


Dr. José Alberto Del Porto - graduado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado pela University of Illinois at Chicago. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Paulo.


O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Comments


bottom of page