• ABP

Mais conquistas para a Psiquiatria: associados da ABP assumem cargos de destaque na saúde mental


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP celebra mais conquistas em prol da especialidade no Brasil: em fevereiro, destacamos a nomeação de associados para cargos públicos nas áreas de Psiquiatria e Saúde Mental.


Ao todo, cinco psiquiatras associados passam a exercer funções relacionadas à atuação da especialidade. Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os estados impactados, além de uma nomeação em escala nacional para o Ministério da Cidadania.

No Distrito Federal, duas nomeações foram publicadas com associados da ABP. A Dra. Elaine Bida é a nova Diretora de Saúde Mental do DF e o Dr. Ulysses de Castro assume a Diretoria de Atenção Secundária da Região Central de Brasília, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.


O novo diretor tem sob sua coordenação serviços como Centros de Atenção Psicossocial - CAPS nas suas mais diversas modalidades, além ambulatórios de demais especialidades e policlínicas. Para ele, esta é uma oportunidade de modificar e melhorar a situação do atendimento secundário na capital federal, acompanhando as resoluções do Ministério da Saúde e a nova Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.


"Estou muito esperançoso porque temos como parceiros o Dr. Antônio Geraldo da Silva e o Dr. Quirino Cordeiro, que agora é Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania", destaca. O Dr. Ulysses continua: "será uma oportunidade de trabalhar mais com a parte médica, não esquecendo as outras especialidades, mas a política anterior excluia o psiquiatra dos cuidados em saúde mental. Quem ganha com tudo isso é o paciente, porque sem psiquiatria não há saúde mental".


No Rio Grande do Sul, o Dr. Luiz Carlos Coronel é Coordenador de Saúde Mental do estado. Tendo exercido a função nos anos de 2015 e 2018, o psiquiatra teve sua função renovada para 2019.


Também no sul do país, no estado de Santa Catarina, o Instituto de Psiquiatria - IPq/SC, gerido pelo SUS, está sob nova direção geral. O Dr. Henrique Fogaça, que fez sua residência no mesmo hospital, passa a comandar a unidade que atende cerca de 300 pacientes, entre agudos e moradores, contando com 400 funcionários.


Em escala nacional, mais uma associada da ABP assume função de destaque. A Dra. Sandra Peu, que também é vice-diretora da Associação Psiquiátrica da Bahia, ocupará a função de Diretora do Departamento de Articulação e Projetos Estratégicos da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.


A ABP parabeniza seus associados e celebra em conjunto as suas conquistas. Suas nomeações são reconhecimento da psiquiatria de qualidade que é feita no Brasil!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h