• ABP

Associado é Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania.


O associado da ABP, Dr. Quirino Cordeiro Filho, foi nomeado, nesta segunda-feira, dia 28/01, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. Essa é uma excelente notícia para todos os psiquiatras do Brasil que terão no Ministério da Cidadania um representante da especialidade.


Dr. Quirino Cordeiro falou sobre as expectativas para falar sobre o novo cargo: “A nomeação para o cargo de Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania é um grande desafio, já que, em decorrência de profundos equívocos na condução da Política sobre Drogas por parte do Governos Federal, nas últimas décadas, o cenário, que envolve o tema, é extremamente grave.”


O objetivo de nosso trabalho no Ministério da Cidadania será intensificar e colocar em prática as mudanças, que recentemente passamos a realizar nas políticas públicas de Saúde Mental e Drogas no país.” Responde o psiquiatra.


Segundo o psiquiatra algumas das consequências da antiga Política Nacional de Saúde Mental e que ainda precisam ser modificadas são: aumento do número de usuários de drogas e de dependentes químicos; aumento e expansão das Cracolândias; aumento de dependentes químicos na condição de moradores de rua; altos índices de mortalidade entre dependentes químicos, principalmente de crack; aumento expressivo do afastamento do trabalho de pacientes dependentes de crack; crescimento na taxa de suicídio (dependência química é um dos principais fatores de risco para o suicídio).


Para a nossa associação, Dr. Quirino manter a parceria dos últimos dois anos: “A ABP teve papel crucial na publicação da Nova Política Nacional de Saúde Mental, há cerca de um ano, bem como na mudança das Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, em março do ano passado. A luta da entidade e de seus associados, em prol de uma assistência mais digna aos pacientes, tem sido de fundamental importância. Nesta nova frente de ação que se inicia agora, continuaremos a trabalhar junto à ABP, e em parceria com as demais entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), que tanto deram suporte ao nosso trabalho no Ministério da Saúde, nestes dois últimos anos.”


A ABP parabeniza o seu associado Quirino Cordeiro Filho pela nomeação e deseja uma excelente gestão Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h