top of page
  • ABP

Associado da ABP recebe prêmio 202 Young Investigator da Brain & Behavior Research Foundation


Na última semana, a Brain & Behavior Research Foundation (EUA) divulgou o resultado do seu prêmio para os 2020 Young Investigators (Jovens Investigadores, tradução livre). Entre os contemplados, o psiquiatra brasileiro Dr. Alexandre Paim Diaz foi agraciado na categoria "Next-Generation Therapies" (Terapias da próxima geração, livre tradução).


Pesquisador da University of Texas Health Science Center at Houston, o Dr. Alexandre Paim Diaz foi contemplado com a bolsa e conduzirá um ensaio clínico piloto, que busca examinar a viabilidade e aceitabilidade de uma estimulação por corrente direta transcraniana domiciliar para reduzir o risco de recaída de ideação suicida em pacientes adultos após alta de uma internação psiquiátrica.


Segundo o Dr. Alexandre Paim Diaz, estudos mostram uma associação entre ideação suicida e alterações em alguns circuitos neurais, incluindo aumentos na conectividade funcional dentro da rede de modo padrão do cérebro. É possível que a intervenção auxilie na modulação desses circuitos.


A ABP sente-se honrada em ter, entre o seu quadro de associados, um dos ganhadores do prêmio 2020 Young Investigators da Brain & Behavior Research Foundation. Parabéns ao Dr. Alexandre Paim Diaz!


Conheça o programa de bolsas


Iniciado em 1987, o programa oferece apoio aos jovens investigadores mais promissores em pesquisas relacionadas à psiquiatria e neurobiologia. Desde sua fundação, já foram concedidos mais de US $243 milhões em subsídios para contemplados em todo o mundo. Neste ano, dentre mais de 1000 aplicações apenas 150 foram contempladas. O objetivo do programa é ajudar pesquisadores a lançar carreiras em neurociência e psiquiatria e a reunir dados piloto para se candidatar a bolsas federais e universitárias maiores.


Confira aqui a lista completa de agraciados em 2020.


bottom of page