• ABP

ABPTV discute psiquiatria e sétima arte no próximo programa


O ABPTV desta semana debate o tema "A psiquiatria no cinema".


Inserida no dia-a-dia da sociedade como um todo, a psiquiatra também está presente nas manifestações artísticas existentes. O imaginário coletivo sempre atuou com as noções de "loucura" e sanidade, saúde mental e outros aspectos relacionados à ciência da mente.


No que diz respeito à sétima arte, o cinema, questões relacionadas à psiquiatria também são representadas em obras clássicas do mundo cinematográfico. Tais filmes servem, ainda, de pano de fundo para discussões que transcendem o aspecto cultural.


Este é o caso, por exemplo, de longa metragens como "Um estranho no ninho", de Milos Forman, ganhador do Oscar. Assim, para falar sobre o assunto, participarão os doutores Elie Cheniaux, Euclides Gomes e José Paulo Fiks.


Conheça melhor os convidados do ABPTV desta semana:

  • Elie Cheniaux: médico psiquiatra, Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Docente do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) – coordenador do Laboratório de Pesquisa em Transtorno Bipolar, Mestre e doutor em psiquiatria (IPUB/UFRJ), Pós-doutor pela COPPE/UFRJ & PUC-Rio.

  • Euclides Gomes: médico psiquiatra, vice-presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins; Professor, supervisor e diretor técnico do Curso de Especialização em Psiquiatria da Associação Psiquiátrica Cyro Martins; coordenador local do Cinepsiquiatria ABP/APAL no Rio Grande do Sul.

  • José Paulo Fiks: médico psiquiatra, psicoterapeuta, Mestre em Semiótica, Doutor em Comunicação, Pós-Doutor em Ciências da Saúde. Professor afiliado e Pesquisador do PROVE (Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático, Depto. de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM.

Participe você também do ABPTV enviando sua pergunta, ela pode ser respondida durante o programa! Entre em contato pelo Linha Direta, no site da ABP, ou comentários das transmissões ao vivo no Facebook e no Youtube.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h