• ABP

ABPTV: "Dependência tecnológica: para onde estamos indo?"


O Brasil é o quarto país com maior número absoluto de usuários de Internet, ficando atrás de Estados Unidos, Índia e China, de acordo com relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Em 2015, ano do documento, o número de brasileiros conectados chegou a 120 milhões de pessoas.

Pode-se considerar dependência tecnológica quando o indivíduo não mais exerce controle no uso da tecnologia. Isso passa a causar prejuízos em diversos âmbitos da vida: social, pessoal, profissional, saúde física e mental, relacionamentos amorosos, entre outros.


Para conversar sobre o tema "Dependência tecnológica: para onde estamos indo?", o ABPTV desta semana, 09 de abril, recebe os doutores Cláudio Martins, Miriam Gorender e Thiago Rodolfo.


O programa tem transmissão ao vivo todas as terças-feiras, às 20h30, pelo site da ABP, página do Facebook da Associação e Canal ABPTV no Youtube. Participe você também enviando sua pergunta pelos comentários da transmissão ao vivo ou pelo Linha Direta, no site da ABP.


Conheça melhor os participantes desta semana abaixo:


Dr. Cláudio Martins: médico psiquiatra, Mestrado em Psiquiatria pelo Institute of Psychiatry da Universidade de Londres, professor e Preceptor da Residência em Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins, diretor secretário da ABP.


Dra. Miriam Gorender: médica psiquiatra, doutora em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, professora associada do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia, diretora secretária da Associação Psiquiátrica da Bahia - APB.


Dr. Thiago Rodolfo: médico pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, psiquiatra pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, professor convidado da UFMG, médico colaborador do Núcleo de Pesquisa em Pessoas em Vulnerabilidade - NAVES/UFMG.


Não perca!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h