top of page

ABP TV: quais são as consequências do uso de crack nos homens e nas mulheres?

comunicacao4945

O crack é uma droga altamente viciante, que traz inúmeros prejuízos aos usuários, como o desenvolvimento de patologias pulmonares e cardíacas, desnutrição, doenças psiquiátricas, além da maior exposição a situações de risco. O III Levantamento sobre Uso de Drogas pela População Brasileira - LNUD III aponta que, pelo menos, 1,39 milhão de cidadãos fizeram uso da droga - um número que provavelmente é subnotificado, já que a população de rua não foi considerada no estudo.


O artigo "Diferenças de gênero na progressão para o uso de crack e o papel da violência sexual e física", publicado na Brazilian Journal of Psychiatry, aponta que, por ser uma droga com maior potencial de dependência, geralmente o crack não é uma substância de uso primário, tendo seu consumo precedido por outras drogas, como álcool, maconha e cocaína, por exemplo. Dessa maneira, o estudo investiga a progressão do uso de drogas em usuários de crack, considerando, principalmente, a diferença entre os gêneros.


O ABP TV da próxima terça-feira, 27 de dezembro, vai abordar as diferentes consequências do uso do crack nos homens e nas mulheres. Participam os médicos psiquiatras:


  • Dr. Felix Kessler: Médico Psiquiatra, associado efetivo da ABP. PhD em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Chefe do Serviço de Psiquiatria de Adições e Forense do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

  • Dra. Lisia Von Diemen: médica psiquiatra, associada efetiva da ABP. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS e do serviço de adições e forense do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Coordenadora do programa institucional de álcool e drogas do HCPA, Vice-Diretora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do HCPA/UFRGS, professora da Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS e do Mestrado Profissional em Álcool e Drogas do HCPA. Foi professora do Departamento de Psiquiatria da Queen's University em Kingston, Canadá.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Comments


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page