Em algumas religiões é normal que seus frequentadores, mais conhecidos como médiuns, ouçam vozes, tenham visões, sintam presença. Estas manifestações podem ser confundidas com sintomas de doenças mentais, como por exemplo a esquizofrenia.
Como diferenciar estes dois casos? Qual o diagnóstico diferencial de mediunidade e delírio? O psiquiatra pode trabalhar com o mentor religioso do paciente?
Para falar sobre o assunto, o ABP TV desta terça-feira, dia 21 de maio, recebe os psiquiatras Henrique Ribeiro, Leonardo Machado e Marianna Costa.
Conheça os participantes:
Dr. Henrique Ribeiro - Pesquisador do Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Preceptor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Secretário Sul da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental
Dr. Leonardo Machado - Médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria pela ABP, professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE.
Dra. Marianna Costa - Psiquiatra especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CELG. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciência do Comportamento da Faculdade de Medicina da UFRGS. Secretária da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Associação Brasileira de Psiquiatria.
O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.
Comments