top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV: diagnóstico e tratamento dos transtornos alimentares


Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento alimentar, resultando no consumo ou absorção alterada dos alimentos. Além dessas alterações, são percebidas outras manifestações nesses indivíduos, como distúrbios na imagem corporal e problemas com a autoestima.


Em todo o mundo, segundo a Organização World Eating Disorder, mais de 70 milhões de pessoas sejam afetadas por algum transtorno alimentar, cujos tipos mais comuns são anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar.


No ABP TV da próxima terça-feira, 14 de fevereiro, vamos debater o tema "diagnóstico e tratamento dos transtornos alimentares". O programa será baseado no artigo de atualização "Os transtornos alimentares nos sistemas classificatórios atuais: DSM-5 e CID-11", um dos mais lidos na revista científica Debates em Psiquiatria.


Conheça os convidados:

  • Dr. João Hiluy: Psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRJ no Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares. Associado titular da ABP.

  • Dr. José Carlos Appolinário: Médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat).

  • Dra. Maria Amália Pedrosa: Médica Psiquiatra com Residência Medica em Psicoterapia com ênfase em Transtornos Alimentares no Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Coordenadora da Residência em Psiquiatria Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação (ICEPi). Coordenadora técnica da Psiquiatria do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC)/ ES.


Acompanhe o programa ao vivo, às 20h30, pelo Facebook da ABP, o canal da ABP TV no YouTube, pelo nosso Instagram @abpbrasil ou pelo nosso site oficial. Para enviar perguntas, utilize o espaço para comentários ou envie diretamente para nosso e-mail clicando aqui. Esperamos você!


Commentaires


bottom of page