top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV - Depressão em adolescentes: quais são as causas e impactos?


A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns e de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, será a maior causa de incapacidade até 2030. As mudanças fisiológicas que acontecem durante a adolescência podem ser um dos fatores que levam ao desencadeamento de doença psiquiátrica e um gatilho para a pessoa que tem predisposição genética para desenvolver a doença mental.


Na próxima terça-feira, 31 de janeiro, o ABP TV vai debater um tema de extrema importância: as causas e impactos da depressão nos adolescentes. O tratamento do adolescente é igual ao do adulto? Quais são as consequências no futuro se a depressão não for tratada corretamente? Confira as respostas dessas e outras perguntas ao vivo, às 20h30!


Conheça melhor os nossos convidados:


- Dr. Pedro Mario Pan: médico psiquiatria titulado pela ABP/AMB e professor adjunto do Departamento de Psiquiatra da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Foi o primeiro PhD formado pelo programa Tripartite de Pós-graduação em Psiquiatria do Desenvolvimento das universidades UNIFESP/USP/UFRGS. Durante o doutorado atuou como pesquisador (Special Volunteer) no National Institute of Mental Health (NIMH) EUA. É coautor de artigos científicos publicados em periódicos como American Journal of Psychiatry, JAMA Psychiatry, Nature e Nature Neuroscience.


- Dr. Rodrigo Bressan: Psiquiatra, associado efetivo da ABP, neurocientista e professor livre docente da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). PhD e professor visitante do King’s College London. Pesquisador 1-A do CNPq, autor de mais de 350 artigos científicos internacionais (índice-h: 60) e vários livros. Presidente do Instituto Ame Sua Mente focado na prevenção em saúde mental, combate ao estigma e defesa de direitos. Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo (Câmara dos Deputados do Brasil) pelo trabalho de educação em saúde mental em escolas públicas e introdução de transtornos mentais graves na lei de cotas para o trabalho.


Acompanhe o programa ao vivo pelo Facebook da ABP, o canal da ABP TV no YouTube, pelo nosso Instagram @abpbrasil ou pelo nosso site oficial. Para enviar perguntas, utilize o espaço para comentários ou envie diretamente para nosso e-mail clicando aqui. Esperamos você!

Commenti


bottom of page