top of page

ABP TV debate a importância do tratamento individualizado da Esquizofrenia

Foto do escritor: ABPABP

A esquizofrenia é uma doença mental que atinge aproximadamente 23 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS. Tal doença se manifesta através de sintomas positivos, como alucinações e delírios, e sintomas negativos, como embotamento afetivo e perda de interesse pelo ambiente.


Por ser um transtorno mental grave, muitas vezes a esquizofrenia é associada a muitos prejuízos na vida do indivíduo, mas felizmente, com a evolução das formas de tratamento, é possível que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.


No ABP TV da próxima terça-feira, 17 de janeiro, vamos debater a importância do tratamento individualizado da Esquizofrenia. O programa será às 20h30 com a participação dos médicos psiquiatras:


- Dr. Alexandre Willi Schwartzhaupt: Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento - UFRGS. Atua em Neurociência e Neuropsiquiatria. Participa do Grupo de Pesquisa em Neuroprogressão junto ao PPG/Psiq/UFRGS/HCPA. Membro Efetivo da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do SIMERS.


- Dra. Clara Lapa: médica psiquiatra titulada pela ABP, mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Medicina Universidade Luterana do Brasil.


- Dra. Clarissa Gama: médica psiquiatra titulada pela ABP. Livre-Docente pela UNIFESP, Pesquisadora 1A do CNPQ e Professora Associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. É uma das principais especialistas no estudo dos fundamentos biológicos do declínio da cognição, saúde física e funcionamento que ocorre entre pacientes com Transtorno Bipolar e Esquizofrenia.


- Dr. Ramiro Reckziegel: Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Centro de Estudos Luís Guedes (CELG - 2018). Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS (2022). Associado efetivo da ABP.


O ABP TV é ao vivo às 20h30 e é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.




Comments


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page