Infelizmente, principalmente devido ao estigma, as doenças mentais são frequentemente associadas a comportamentos violentos. Por isso, a avaliação de risco em psiquiatria forense conta com cada vez mais instrumentos desenvolvidos com este objetivo.
Por meio de instrumentos padronizados, sejam eles clínicos ou sistematizados, a avaliação é feita de forma a equilibrar a relação entre o transtorno psiquiátrico e o comportamento violento. Tal tarefa é de responsabilidade do psiquiatra forense, que atua diretamente na interface entre a psiquiatria e o direito.
Para falar sobre o tema "Avaliação de risco em psiquiatria forense", o programa ABPTV recebe os doutores José Brasileiro, Milena França e Paulo Repsold na próxima terça-feira, 28 de julho, às 20h30. Conheça os convidados abaixo:
Dr. José Brasileiro: médico psiquiatra, supervisor e preceptor da residência médica de psiquiatria do HC-UFPE, perito criminal da Penitenciária Psiquiatria Forense da Paraíba, preceptor da residência médica de psiquiatria da UFPB.
Dra. Milena França: Médica Psiquiatra e Psiquiatra Forense pelo IPUB/UFRJ e pela ABP. Profa. Assistente de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UPE. Conselheira do CREMEPE.
Dr. Paulo Repsold: médico psiquiatra, Diretor da Associação Mideira de Psiquiatria membro da Câmara Técnica em Psiquiatria do CRM/MG, Psiquiatra Forense pelo Instituto Raul Soares (FHEMIG), especialista em Criminologia pela PUC-MG.
O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.
コメント