• ABP

ABP promove Festival Internacional de Cinema em parceria com o Minas Shopping


No mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove, de forma inédita, o Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria. Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Minas Shopping, localizado na capital mineira, abre suas portas para a primeira edição do evento, que tem objetivo de orientar a sociedade e desmistificar os estigmas sobre doenças e tratamentos psiquiátricos.


A iniciativa debaterá temas ligados à saúde mental e terá oficinas com médicos psiquiatras, cineastas, jornalistas e com o público, após a exibição dos filmes selecionados. "Esse trabalho é muito importante, porque aproxima o psiquiatra da população, com uma linguagem simples. A informação sobre saúde mental e as doenças psiquiátricas é a chave para combater a psicofobia e o estigma", ressalta o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.


O festival enfatiza a urgência do debate acerca da saúde mental, sobretudo diante do aumento dos transtornos mentais no país, após a pandemia. As discussões abordarão os temas relacionados à dependência química, depressão, demência, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bipolaridade e esquizofrenia.


Durante o Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria, todos os interessados terão direito à meia entrada no Cineart. Garanta seus ingressos clicando aqui.


Confira a agenda:

  • Lançamento: 15 de setembro, às 19h, com o filme “Nasce uma estrela” (Debate sobre suicídio);

  • 16 de setembro, às 19h: “Meu pai” (Debate sobre demência) e “Coringa” (Debate sobre quadro neurótico com manifestação psiquiátrica);

  • 17 de setembro, às 10h: “Uma mente brilhante” (Debate sobre esquizofrenia) e “Melhor impossível” (Debate sobre TOC);

  • 18 de setembro, às 10h: “Bohemian Rhapsody” (Debate sobre drogas e quadro depressivo) e “Pequena Miss Sunshine” (Debate sobre bipolaridade).

Esperamos você!